Fotografar a Lenda
Existem várias versões várias versões da lenda que nos conta a história da Capela de Nossa Senhora de Monforte no Bizarril. Cada uma procura responder à questão “Porque foi construída naquele lugar ermo aquela capela?”. Cada versão da história conterá elementos reais ou alegóricos de uma história longínqua, que envolve a luta daquela gente pela sobrevivência num território inóspito.
Este projecto aconteceu porque acreditamos que é possível contar histórias com a fotografia. Fizemo-lo porque pensamos que a fotografia pode realmente dar um contributo na defesa de um património material e imaterial riquíssimos, não só no plano do registo documental, mas também no plano da ficção autoral. Cruzámos as margens do Côa, do Águeda e do Douro, mergulhámos neste território mágico para fotografar a lenda do Bizarril.
Cada fotógrafo fotografou o território e criou uma série pessoal; assumimos a responsabilidade de seleccionar e de criar uma série multifacetada, mas coerente e coesa, reunindo duas fotografias de cada um.
O projecto fez parte dos “Cadernos de Património” nº1 da Associação Ribacvdana.
Financiado pela Comunidade de Trabalho Castela e Leão-Centro de Portugal, e pelo Programa Operativo INTERREG V-A España-Portugal (2014-2020).
Adelino Marques
António Jota Gonçalves
António Martins Teixeira
Augusto Lemos
Conceição Magalhães
Filipe Carneiro
Jorge Pedra
Jorge Velhote
Renato Roque
Rui Campos
Sofia Aroso