Festival Côa – Corredor das Artes

Organizado pela Rewilding Portugal, a primeira edição do festival Côa – Corredor das Artes irá decorrer no 5 fins-de-semana de Julho em 5 locais distintos do Vale do Côa Sabugal, Reserva Natural da Faia Brava – Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Museu do Côa – Vila Nova de Foz Côa e na Aldeia Histórica de Almeida.

O festival procura conectar os artistas às comunidades num ambiente natural – o Grande Vale do Côa – de forma a co-criar peças que se fundem na paisagem. Utilizando materiais naturais (e.g., madeira, pedra, agua, etc), e respeitando a sua decadência natural, serão naturalmente integrados no processo da evolução da paisagem.

El río Côa fue en tiempos la frontera natural entre la Extremadura Leonesa y la Extremadura Portuguesa, fijándose finalmente la “raya” más al este, conforme al Tratado de Alcañices de 1297.

O evento concentra a programação artística nas imediações dos centros urbanos que serão parte integrante do festival, nesses fins-de-semana, apresentando uma forte componente científica que acompanhará as semanas que medeiam esses dias de concentração num só local.

Nesses fins-de-semana, o evento irá incluir cinema, teatro, música e outras áreas performativas, assim como pequenas feiras onde os produtores locais terão a oportunidade de dar a conhecer os seus produtos e serviços. O festival terá também uma programação específica dedicada aos mais novos.

Um itinerário para ser percorrido com tempo, respeitando os ritmos lânguidos da própria natureza.

Ao longo da semana, o programa incluirá workshops e actividades de natureza, ciência e lazer, assim como visitas às peças de arte desenvolvidas pelos criadores que estarão no território nas residências artísticas. Visitas de campo relacionadas com astronomia, biologia e geologia com especialistas nestas áreas; visitas às áreas de repovoamento e muito mais actividades que se coadunam com o espírito e o conceito do festival. O objectivo maior consiste no desenvolvimento de uma relação especial entre os artistas e as comunidades envolventes, tornando-as protagonistas do processo criativo.

O festival Côa – Corredor das Artes insere-se no projeto “Promover a renaturalização do Grande Vale do Côa”, financiado pelo Endangered Landscapes Programme (ELP), coordenado pela Rewilding Europe em colaboração com a Rewilding Portugal, Zoo Logical, Universidade de Aveiro e a Associação Trasumância e Natureza (ATN).

COM INFORMAÇÕES E IMAGEM DE Visit Center of Portugal

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading