Idanha-a-Nova, Prémio Europeu de Produção Biológica da UE 2023  

A Comissão Europeia revelou os vencedores da segunda edição dos Prémios Europeus de Produção Biológica, que promovem a excelência ao longo da cadeia de valor da agricultura biológica. Um júri composto por representantes do executivo da UE e do Comité das Regiões Europeu selecionou o município português de Idanha-a-Nova como o melhor distrito biológico da Europa.

Os prémios são organizados conjuntamente pela Comissão Europeia, o Comité das Regiões Europeu, o Comité Económico e Social Europeu, o COPA-COGECA e a IFOAM Organics Europe, com o apoio do Parlamento Europeu e do Conselho. Foram distinguidos com um Prémio UE de Produção Biológica um bio distrito, Idanha-a-Nova, em Portugal; uma região, Burgenland, na Áustria; e uma cidade, Viena também na Áustria.

Idanha-a-Nova, que ganhou o prémio de melhor bio distrito biológico, é a ecorregião portuguesa com a maior área agrícola de agricultura biológica e tem vindo a apoiar projetos que reforçam as cadeias de abastecimento curtas e aumentam a oferta de produtos biológicos, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do território.

Através de uma estratégia integrada de desenvolvimento territorial local, o bio distrito de Idanha-a-Nova, contribui para a luta contra a desertificação e o despovoamento.

Entre os projetos inovadores promovidos pela ecorregião, encontra-se o Idanha Green Valley Food Lab – Incubadora de Empresas de Base Rural, a funcionar em 800 hectares que são explorados por 55 empresas, das quais mais de 90% em modo de produção biológico, o que permitiu criar a maior área de produção de mirtilos da Europa.

O Mercado da Bio Região é outro desses projetos e promove a comercialização de produtos locais, reforçando as cadeias de abastecimento curtas e aumentando a oferta de produtos biológicos.

A nível científico e académico, foi criado o COLAB F4S com o objetivo de criar e partilhar conhecimento centrado na sustentabilidade, regeneração e circularidade da produção agroalimentar e que teve um investimento de 8M€. Este projeto permitiu a criação de 2 Eco Cantinas Escolares, hortas pedagógicas e ações educativas.

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading