RTP1 estreia a série “Portunhol”

A RTP1 estreia “Portunhol”, uma serie documental na raia que divide dois países, Portugal e Espanha, em busca das histórias que unem os dois povos. Filmada na fronteira mais antiga da Europa, é constituída por sete episódios, da autoria de Ana Delgado Martins, que também assina a realização. Esta produção pode ser vista na RTP1, nas noites de segunda-feira, às 23h, a partir de 23 de outubro até ao dia 13 de novembro.

A serie “Portunhol”, da autoria da realizadora Ana Delgado Martins, vai estrear na RTP1 no dia 23 de outubro, a partir das 23h. Em episódios duplos, a produção da Real Ficção vai apresentar histórias comuns que dissolvem fronteiras.

Uma série documental de 7 episódios sobre terras irmãs na fronteira mais antiga da Europa: a raia luso-espanhola. A distancia entre o que se gana, o que se gasta, o que se come, o que se dorme (viva a siesta), mas também como ambas as culturas se misturam para lá do traço invisível que separa os dois países. A raia dos caramelos, a raia da gasolina mais barata, a raia das guerras e dos tratados de paz, a raia do contrabando, a raia em festa. Vamos de Norte a Sul em busca de histórias que dissolvem fronteiras. Em portunhol.

O que é “Portunhol”? As palavras da autora

  • São duas culturas que se juntam para lá das fronteiras existentes. Os dois países ibéricos entendem-se cada vez mais. «É sempre caricato ouvir portugueses a falarem espanhol – é o chamado Portunhol. Já os espanhóis nem tentam falar português porque dizem que nós percebemos tudo!». Foi desta forma que surgiu o titulo desta serie documental.
  • Estamos a falar «de uma riqueza cultural incalculável e pouco conhecida, quase uma terceira cultura, que varia muito de Norte a Sul do país. Descobrimos que há uma espécie de subcultura na zona da raia, onde todos se entendem em portunhol. Descobrimos que há pessoas que já nem notam que atravessam a fronteira por fazerem-no com tanta frequência, ou que muitos vivem do lado de lá da fronteira por motivos profissionais».
  • Vai-se descobrir um pouco mais sobre estas terras irmãs. «Quem vive na raia conhece muito mais sobre os costumes do país vizinho e adopta muitos dos seus hábitos. E isto acontece em ambos os lados da fronteira. Basta ver quando não havia televisão por cabo: os portugueses viam os canais espanhóis como se fossem os seus».
  • «É sobretudo importante perceber como conseguimos transformar a raia numa fronteira pacífica após tantos anos de conflitos. O que poderemos replicar desta fronteira para o resto do mundo? Aquilo que percebemos é que quando a guerra era interna, dentro do próprio país, os vizinhos entreajudavam-se. Ainda há relatos de refugiados espanhóis escondidos em aldeias portuguesas no tempo de Franco, por exemplo. Mas não nos iludamos: quando chega a hora do futebol, continua a haver rivalidade».

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading