A Universidade de Salamanca, junto da Câmara Municipal de Penamacor, vai organizar nos dias 17 e 18 de maio, a III edição das jornadas de religiosidade popular que têm como tema central «Cultos e Romarias na Raia Ibérica».
Esta iniciativa conta com a participação de investigadores dos dois lados da raia portuguesa e espanhola. Pretende estabelecer uma abordagem académica sobre os cultos regionais e locais, assim como valorizar os estudos das romarias e manifestações culturais populares neste território, com a finalidade de preservar a memória num ato de salvaguarda do património cultural identitário da região.
O programa completo pode ser consultado no portal do Município de Penamacor. A inscrição no evento é gratuita mas obrigatória, no Museu Municipal de Penamacor, telefone +351 277 394 106 ou email museo.municipal@cm-penamacor.pt
Estas jornadas resultam do trabalho e do esforço que tem vindo a ser feito para centrar territórios “descentralizados” nas diversas áreas de estudo e do saber sapiencial das ciências sociais e humanas.
Para além de várias apresentações sobre a temática em causa, o programa conta ainda com representações dos cancioneiros populares ligados à Senhora do Bom Sucesso (Penamacor), Senhora da Ajuda (Escalos de Cima) e Senhor da Saúde (Souto da Casa).
Este ano abrem-se, também, portas para uma nova linha de investigação, com a apresentação de comunicações sobre os cultos do Espírito Santo, bastante enraizados na comunidade local, com particularidades distintas presentes na memória coletiva dos povos locais.
IMAGEN: Los pendones, símbolo de la romería de la virgen de Castrotierra, durante el traslado procesional de la imagen de Virgen del Castro desde su santuario enclavado en un otero en Castrotierra de la Valduerna (municipio de Riego de la Vega, provincia de León), hasta la catedral de Astorga. (FOTO: www.eldiario.es)