Aldeia histórica do Piódão recebeu prémio de arquitetura ibérica 

A aldeia histórica do Piódão (que faz parte do concelho de Arganil, no distrito de Coimbra), viu a sua requalificação da praça central e do posto de turismo vencer o prémio ibérico FAD (Fomento de las Artes y del Diseño), o principal prémio de arquitetura ibérica, na categoria Cidade e Paisagem.

Os prémios FAD de Arquitetura e Interiorismo são promovidos desde 1958 e distinguem anualmente as melhores obras de arquitetura concretizadas em Portugal e Espanha.

Os dois espaços, inaugurados em Novembro de 2022, têm tido bastante impacto na vida das pessoas. O projeto dos arquitetos Paula del Rio e João Branco permitiu devolver o espaço da praça às pessoas como sala de encontro da aldeia, favorecendo a troca e o convívio social. A intervenção discreta não faz distinção entre o novo e o antigo nesta praça – anteriormente ocupada por automóveis – que serve de entrada principal da aldeia.

O júri dos prémios FAD destacou a forma como a complexidade formal do largo foi resolvida com a introdução de um espaço circular de xisto e ardósia sem inclinações, que funciona como ‘ponto de encontro’ dos habitantes da aldeia. Presenta passeios simples e acessíveis para as pessoas com mobilidade reduzida.

As intervenções concretizadas na Aldeia História do Piódão envolveram um investimento do município de Arganil de cerca de 930 mil euros, financiado em 400 mil euros pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar.

O trabalho feito na aldeia histórica do Piódão foi a única obra portuguesa finalista nesta 66.ª edição dos Prémios FAD de Arquitectura, numa cerimónia que ocorreu a 11 de Junho, no Disseny Hub Barcelona.

Em maio, o projeto recebeu uma distinção do Prémio Europeu de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe, na categoria Arquitetos Emergentes, atribuído desde 2001 para celebrar a excelência de obras arquitetónicas construídas na Europa, sendo coorganizado pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, sediada em Barcelona.

Aldeias Históricas de Portugal 

Aldeias Históricas de Portugal é uma Associação de Desenvolvimento Turístico, criada em 2007. Tem como objetivo promover o desenvolvimento turístico da Rede Aldeias Históricas de Portugal, da qual fazem parte Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

IMAGEM: National Geographic.

As 12 Aldeias Históricas de Portugal estão localizadas no interior da região Centro de Portugal, distribuídas por 10 municípios – Almeida, Arganil, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Idanha-a-Nova, Meda, Sabugal e Trancoso. 

«Aldeas históricas de Portugal», una iniciativa de la Junta de Castilla y León, con apoyo del FEDER, y realización de la Universidad Pontificia de Salamanca.

Aldeias históricas de Portugal (1)

Aldeias históricas de Portugal (2)

IMAGEM: www.turismodocentro.pt

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading