Acordo ibérico para o lançamento do Centro para a Economia e Inovação Social

Os Governos de Portugal e Espanha acordaram, durante a 34ª Cimeira Luso-Espanhola (que decorreu em Lanzarote no 15 de março), a cooperação bilateral na implementação do Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS), que ficará localizado na cidade da Guarda.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, e o Ministério do Trabalho e Economia Social de Espanha, assinaram um Memorando de Entendimento para o lançamento do centro protocolar, que terá como missão a capacitação das entidades da economia social, a formação de quadros para as IPSS e o reconhecimento, validação e certificação de competências.

Criado em dezembro de 2022, o Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS) de Guarda resulta de uma parceria entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), a Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES), o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e o Instituto da Segurança Social (ISS).

“A criação do primeiro Centro dedicado à Formação na Economia social é um passo decisivo para a capacitação e inovação das organizações, para a qualificação dos profissionais e para promovermos respostas sociais de qualidade”.

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Do lado espanhol, o CEIS poderá, nos termos do acordo celebrado, contar com a colaboração da Direção-Geral do Trabalho Independente, Economia Social e Responsabilidade Social da Empresa, do Serviço Público de Emprego do Estado (SEPE) e da Fundação Estatal para a Formação no Emprego (FUNDAE).

O Governo de Espanha promoverá ainda a participação de organizações como a Confederação Empresarial Espanhola da Economia Social (CEPES), o Centro Internacional de Investigação e Informação em Economia Pública, Social e Cooperativa (CIRIEC) e as escolas espanholas de Economia Social.

Para qué o CEIS?

Localizado na Guarda, o CEIS será o primeiro centro protocolar de formação profissional para o setor da Economia Social, tendo em vista responder às necessidades permanentes de formação e aos desafios emergentes que se colocam ao setor, que exigem uma contínua atualização de conhecimentos e competências.

O CEIS visa a capacitação das entidades da economia social, promover a realização de formação profissional e de reconhecimento, validação e certificação de competências, e a prestação de serviços e apoio técnico a entidades no âmbito da economia social.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) anunciou que vai criar oferta formativa específica para todos os agentes que vão participar nas atividades do primeiro CEIS do país. As formações vão envolver as quatro escolas do IPG e são dedicadas a jovens em risco, transição para a reforma, competências digitais, formação ao longo da vida, alimentação saudável ou capacitação de cuidadores.

A valorização dos recursos humanos da economia social, no sentido de qualificar os trabalhadores, os dirigentes e gestores, através do desenvolvimento de ações de consultoria e apoio técnico, bem como o acompanhamento de jovens e adultos que se encontrem na situação de desemprego, com vista ao encaminhamento para formações neste setor da economia, são algumas das áreas a explorar no CEIS.

CON INFORMAÇÃO DE portugal.gov.pt

IMAGEM: Instituto Politécnico da Guarda (IPG)

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading