Associação de Artesãos Serra da Estrela: pessoa, cultura, economia

A Associação de Artesãos Serra da Estrela, sedeada em Seia, na região Centro de Portugal e muito próxima da fronteira, tem como objetivo principal o apoio aos artesãos.

Os pilares fundamentais desta Associação são na “Pessoa”, na “Cultura” e na “Economia”

Na Dimensão Social, porque sem pessoas não há territórios, na Dimensão Cultural porque sem cultura não há vida, e na Dimensão Económica, porque o sustento do artista é garante da arte.

O apoio aos artesãos passa pela formação e capacitação, quer nas áreas específicas do artesanato, quer na capacitação em áreas relevantes para a sua implementação no mercado, apoio na promoção dos seus produtos, a nível nacional e internacional, bem como apoio na resolução de questões de natureza formal e burocrática.

A intervenção da Associação de Artesãos Serra da Estrela procura contribuir para que estes saberes continuem presentes e sejam reconhecidos e valorizados e seja assegurada a passagem destes para as gerações mais novas, garantido a sua continuidade como elementos fundamentais da nossa cultura.

Na dimensão económica é relevante, não só o apoio na promoção e comercialização, mas há também um papel relevante da Associação na identificação de fontes de financiamento para projetos que contribuam para dignificação da atividade, visibilidade e dinamização económica.

Uma das primeiras ações da Associação passou por assegurar a participação numa Feira Nacional em Lisboa e, desde aí, têm sido vários os Fóruns nacionais e internacionais em que tem marcado presença, concretamente a maior feira de artesanato do mundo em Milão – L´Artigiano in Fiera, desde 1995.

Com a experiência de alguns, muitos se sentiram apoiados para ir além-fronteiras e conquistar novos públicos em Florença, Pádua, Estrasburgo, Lyon, Luxemburgo, Paris e outras cidades, como no Texas, Cabo Verde ou Tunísia.

Para saber mais: site e Facebook.

Artesãos do Centro de Portugal em Espacio Fronteira

A Região Centro é constituída por cem Municípios, agrupados em oito Comunidades. É um vasto território coberto por um manto de diferentes Artes e Ofícios, singulares e identitárias das suas comunidades. Cada obra é fruto do entusiasmo das mãos, dos nossos artesãos, a revelar um segredo. O segredo  está no “Saber Fazer”, com que constroem um corpo para dar a uma alma grande. É o milagre da materialização da cultura.

IMAGEM: Associação de Artesãos da Serra da Estrela

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading