Atualmente, a cidade mais barata da Europa para estudantes do ensino superior é Bragança, segundo o estudo “Best City for International Students 2023” da Moving to Spain, publicado no final deste ano letivo. A análise foi feita com base no preço da habitação, comparando o preço de quartos, em cada cidade.
Bragança é uma opção incrivelmente atraente, para estudantes, que têm um orçamento apertado, mas querem estudar na Europa. Alugar um quarto no centro de Bragança custa apenas 260 euros por mês, mais barato do que qualquer outra cidade da lista.
Apesar de muitos estudantes que estudam na Europa terem a possibilidade de morar em residências universitárias, viver fora do campus, pode, em muitos casos, ser a melhor opção.
Atrás, vem a cidade de Varna, na Bulgária, com um preço médio mensal dos quartos a rondar os 333 euros; e, de seguida, Ilmenau, na Alemanha, onde, em média, um quarto custa 350 euros por mês.
Em Espanha, Logroño fecha o top10 das cidades mais atrativas para estudantes, sob um ponto de vista económico. 567 euros por mês é o que custa, em média, um quarto, na cidade espanhola.
Outros parâmetros
O estudo analisou outros parâmetros que influenciam os estudantes internacionais, no momento da escolha da cidade/universidade.
Maastricht, nos Países Baixos, é a cidade preferida dos alunos. É um local seguro e tem cursos muito bem cotados. Lidera o top, seguido de Praga, capital da Chéquia, e Valência.
Quanto à cidade mais desejada da Europa, Dublin, capital da Irlanda, lidera a lista. Seguem-se Barcelona e, novamente, Maastricht.
IMAGEN: Sessão de Boas Vindas aos Novos Alunos – Instituto Politécnico de Bragança. (FOTO: www.diariodetrasosmontes.com)