A Cimeira Social do Porto, nos dias 7 e 8 de maio, será o ponto alto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, com o qual pretende marcar a agenda europeia para a próxima década, e uma oportunidade para reforçar o diálogo com os parceiros sociais e com os cidadãos.
A Cimeira pretende reforçar o compromisso dos Estados-Membros, das instituições europeias, dos parceiros sociais e da sociedade civil com a implementação do Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
A Cimeira Social do Porto dará atenção particular às áreas do Emprego, da Igualdade de Oportunidades, da Inclusão, da Proteção Social e da Saúde.
O Plano de Ação, apresentado pela Comissão Europeia em março, propõe um conjunto de iniciativas e estabelece três metas principais a atingir até 2030 ao nível europeu:
- Taxa de emprego de pelo menos 78% na União Europeia;
- Pelo menos 60% dos adultos devem participar anualmente em formação;
- Redução do número de pessoas em risco de exclusão social ou de pobreza em pelo menos 15 milhões de pessoas, entre as quais 5 milhões de crianças.
Eventos da Cimeira Social
A Conferência de Alto Nível no 7 de maio estará centrada em encontrar as melhores formas de implementar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, com uma ampla participação de todos os atores relevantes.
A Conferência consistirá em duas sessões plenárias (Abertura e Encerramento), bem como três Sessões de Trabalho Paralelas (workshops) sobre Trabalho e Emprego, Qualificações e Inovação, Bem-estar e Proteção Social.
O resultado da Conferência irá contribuir para os trabalhos da Reunião Informal de Chefes de Estado e de Governo que terá lugar no dia seguinte 8 de maio. Nesta reunião presidida pelo Presidente do Conselho Europeu, os líderes da União Europeia irão discutir formas de dar o mais alto impulso político ao fortalecimento do Pilar Social Europeu e à sua implementação.
INFORMAÇÃO: portugal2020.pt
IMAGEM: 2021portugal.eu