Nas localidades de Paranhos da Beira e Carvalhal da Louça, no concelho de Seia, na região Centro de Portugal, houve uma próspera industria de Olaria Artesanal que produzia productos utilitários para o uso doméstico e para as lides da agricultura. Com o aparecimento de matérias-primas mais leves e mais resistentes, a louça do Paranhos da Beira e Carvalhal da Louça deixou rápidamente de existir. No final do século XX já não existiam Oleiros ou “Barrocos” como eran apelidados. O Rancho Folclórico de Paranhos da Beira criou um Centro Museológico onde recolheu várias peças, algunas com mais de um século.
A Associação de Artesãos Serra da Estrela, sedeada em Seia, na região Centro de Portugal e muito próxima da fronteira, tem como objetivo principal o apoio aos artesãos. A Associação mobilizou os seus meios para criar uma ação de formação em Olaria, o que fez despertar na comunidade o interesse pela sua própria cultura.
A olaria artesanal do Centro de Portugal em Espacio Fronteira
A Região Centro é constituída por cem Municípios, agrupados em oito Comunidades. É um vasto território coberto por um manto de diferentes Artes e Ofícios, singulares e identitárias das suas comunidades. Cada obra é fruto do entusiasmo das mãos, dos nossos artesãos, a revelar um segredo. O segredo está no “Saber Fazer”, com que constroem um corpo para dar a uma alma grande. É o milagre da materialização da cultura.
O documentário “A olaria artesanal na aldeia de Carvalhal da Louça” é uma idéia original de Gabriel Ambrósio, captação e edição de Gabriel Ambrósio. Com a participação dos artesãos Hélder Amaro e “José Diogo”.
DEA – Dias Europeus do Artesanato
Los Días Europeos de la Artesanía (DEA) tienen su origen en Les Journées Européennes des Métiers d’Art, que organiza Francia desde 2002. España y Portugal, junto con una veintena de países europeos más, se suman al proyecto, presentando un amplio programa de actividades. En 2021, los DEA se celebran del 6 al 11 de abril.
IMAGEM: Documentário “A olaria artesanal na aldeia de Carvalhal da Louça”