DEA 2021: Formação em Olaria em Paranhos da Beira

Nas localidades de Paranhos da Beira e Carvalhal da Louça, no concelho de Seia, na região Centro de Portugal, houve uma próspera industria de Olaria Artesanal que produzia productos utilitários para o uso doméstico e para as lides da agricultura.

Com o aparecimento de matérias-primas mais leves e mais resistentes, a louça do Paranhos da Beira e Carvalhal da Louça deixou rápidamente de existir.

No final do século XX já não existiam Oleiros ou “Barrocos” como eran apelidados.

O Rancho Folclórico de Paranhos da Beira criou um Centro Museológico onde recolheu várias peças, algunas com mais de um século.

Los Días Europeos de la Artesanía (DEA) tienen su origen en Les Journées Européennes des Métiers d’Art, que organiza Francia desde 2002. España y Portugal, junto con una veintena de países europeos más, se suman al proyecto, presentando un amplio programa de actividades. En 2021, los DEA se celebran del 6 al 11 de abril.

A Associação de Artesãos Serra da Estrela, sedeada em Seia, na região Centro de Portugal e muito próxima da fronteira, tem como objetivo principal o apoio aos artesãos. A Associação mobilizou os seus meios para criar uma ação de formação em Olaria, o que fez despertar na comunidade o interesse pela sua própria cultura.

Artesãos do Centro de Portugal em Espacio Fronteira

A Região Centro é constituída por cem Municípios, agrupados em oito Comunidades. É um vasto território coberto por um manto de diferentes Artes e Ofícios, singulares e identitárias das suas comunidades. Cada obra é fruto do entusiasmo das mãos, dos nossos artesãos, a revelar um segredo. O segredo está no “Saber Fazer”, com que constroem um corpo para dar a uma alma grande. É o milagre da materialização da cultura.

IMAGEM: Associação de Artesãos da Serra da Estrela

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading