Como forma de comemorar os 20 anos da Rede Global de Geoparques, foi lançado na edição 2024 da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, o programa turístico ‘Portugal na Rota dos Geoparques’, que irá percorrer os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses.
O novo projecto turístico ‘Portugal na Rota dos Geoparques’ foi concebido para conhecer o valor geológico de Portugal, visitando os cinco Geoparques Portugueses da UNESCO.
O objetivo deste programa é a promoção de Portugal através dos territórios com a chancela Geoparque Mundial da UNESCO, divulgando o seu património natural e cultural e comunicar os valores turísticos dos territórios como um todo, onde destacam a visita aos principais pontos de interesse geológico e paisagístico de cada Geoparque, experiências gastronómicas únicas e o contacto com as gentes e tradições destes territórios UNESCO.
Um Geoparque Mundial da UNESCO é uma área única e unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.
Numa primeira fase, este programa irá envolver os Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal Continental: Geoparque Arouca (sudeste do Porto), Geoparque Terras de Cavaleiros (Trás os Montes), Geoparque Estrela (Serra da Estrela), Geoparque Naturtejo (Beira Baixa-Alto Alentejo). Pelas reservas naturais de elevado valor ambiental que possui, a região Oeste ambiciona obter a certificação UNESCO que o tornaria o quinto geoparque em Portugal Continental. Posteriomente, será desenhado um programa turístico exclusivo para o Geoparque Açores (arquipélago).
Portugal na Rota dos Geoparques destina-se sobretudo a um público estrangeiro, mas igualmente aliciante para o público nacional que pretende conhecer Portugal de uma outra perspectiva.
“Este programa turístico é uma oportunidade para divulgar e promover estes territórios, mas também os seus produtos, gastronomia e parceiros, mostrando a riqueza e genuidade do património nacional”.
Daniela Rocha, Coordenadora Executiva do Arouca Geopark e representante dos Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses.
O programa será comercializado no mercado nacional e internacional, com o objetivo da primeira edição decorrer entre 20 a 28 de outubro de 2024. Sendo um circuito de tudo incluído de 8 dias e 7 noites, inclui 8 almoços e 7 jantares em restaurantes locais, a visita a mais de 25 geossítios, mais de 10 Museus e Centros Interpretativos e diversas experiências, workshops e passeios de barco.
CON INFORMACIÓN DE www.viajarmagazine.com.pt
IMAGEN: Geopark Terras de Cavaleiros (FOTO: www.visitportugal.com)