Vila de fundação medieval, com cerca de 400 habitantes, Sortelha é uma cidade-fortaleza fronteiriça muito bem conservada, outrora defensora da identidade do incipiente Reino de Portugal, com arquitetura e traçado urbano em excelente estado de conservação, em parte devido à difícil orografia. do local onde foi criado.
Referida na documentação mais antiga como Pena Sortelha, o seu castelo roqueiro terá sido construído nos inícios do séc. XIII, formando uma pequena cidadela. Com foral concedido em 1228, Sortelha só perderá no século XIX este estatuto concelhio com a reorganização administrativa feita pelo estado liberal.
Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitectónica inalterada desde o renascimento até aos nossos dias.
Depois de Castelo Novo e Castelo Rodrigo, a Organização Mundial de Turismo distingue pela terceira vez uma Aldeia Histórica de Portugal como “Melhor Aldeia Turística”. Com este prémio, a OMT procura demonstrar que o turismo pode ser uma força positiva para o desenvolvimento rural e o bem-estar das comunidades.
Pedras que contam histórias
Em Sortelha, o castelo altaneiro, as ruas empedradas, a natureza e os rochedos em granito dão origem a histórias e lendas.
Na paisagem rochosa de Sortelha destacam-se pedras de grande volume que deram origem a lendas que permanecem na cultura popular. De construção humana, mas votado ao abandono, um complexo, hoje em ruínas, colocou a região no mapa mundial.
A lenda mais emblemática conta a história da filha do alcaide de Sortelha que se apaixonou por um príncipe mouro, contra a vontade da mãe da jovem que lhes lançou um feitiço quando se beijavam, transformando-os em pedra.
Outra formação impressionante que se assemelha a um rosto enrugado de uma mulher idosa que por isso passou a designar-se “cabeça da velha”. Diz-se localmente que “a velha” olha na direção da Cabeça do Velho, uma formação idêntica na serra da Estrela.
Romântica e inspiradora, a Aldeia Histórica de Sortelha acaba de receber o prémio “Melhor Aldeia Turística”, pela Organização Mundial de Turismo. Faça download do folheto.
Junto à aldeia de Quarta-Feira, ruínas revelam um edifício dos anos 20 do século passado: as termas de Radium, com águas radioativas e fama mundial. Nos anos 40 ficou votado ao abandono, quando se atestou do malefício mortal das águas.
Das calçadas medievais ao lince ibérico
Parta à descoberta de calçadas, azinhagas e caminhos ancestrais que dão a conhecer a história e os antigos costumes da aldeia. Percorra os pouco mais de sete quilómetros do Caminho Histórico de Sortelha (PR7) que atravessam zonas dentro e fora das muralhas. Circular, tem início e término na entrada do castelo, passando por canadas, calçadas medievais e antigas minas.
A probabilidade de encontrar um lince no habitat natural pode dar-se com um golpe de sorte, mas há tanto mais para ver e fazer na Reserva Natural da Serra da Malcata, a pouco mais de meia hora de carro da aldeia histórica de Sortelha, que se aconselha reservar um dia para este passeio. A riqueza animal e vegetal pode ser apreciada nos vários trilhos pedestres e cicláveis de rara beleza junto das marges do rio Côa. Para ir a banhos tem, no sopé da serra, a praia fluvial de Quadrazais, na localidade com o mesmo nome.
Sortelha “Melhor Aldeia Turística”
A singularidade de Sortelha não terá sido indiferente à OMT que acaba de a distinguir como “Melhor Aldeia Turística”. Pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa “Best Tourism Villages by UNWTO” distingue uma das Aldeias Históricas de Portugal: em 2022, o prémio foi atribuído à Aldeia Histórica de Castelo Novo, e em 2021, à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.
De acordo com a OMT, o galardão reconhece as aldeias que constituem um exemplo notável de um destino turístico com ativos culturais e naturais acreditados, que preservam e promovem valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários e que têm um compromisso claro com a inovação e sustentabilidade em todas as suas vertentes – económica, social e ambiental.
CON INFORMACIÓN DE www.expresso.pt / www.aldeiashistoricasdeportugal.com
IMAGEN: Sortelha (FOTO: www.aldeiashistoricasdeportugal.com)