Geminação entre Coimbra e Zamora

A celebração conjunta dos 880 anos da Cimeira de Zamora, no dia 5 de outubro de 2023, marcou o início da cooperação entre os Municípios de Coimbra e Zamora, unidos pelo contexto da criação da identidade e da formação do Reino de Portugal, e sublinhando, no plano das relações internacionais, as importantes ligações com Espanha, assentes numa estratégica cooperação transfronteiriça que determinará a valorização das características competitivas destes territórios no cenário europeu.

Coimbra e Zamora estão intimamente ligadas por factos históricos, nomeadamente pela cimeira que se realizou em Zamora no dia 5 outubro de 1143, vulgarmente conhecida por Tratado de Zamora, que culminou com o reconhecimento de Portugal como reino independente, D. Afonso Henriques como seu rei e Coimbra como primeira capital do país.

As Câmaras M de Coimbra aprovou, na reunião de Câmara de dia 14 de junho de 2024, uma proposta de geminação entre Coimbra e Zamora, formalizada no dia 4 de julho, Dia da Cidade.

A geminação entre Coimbra e Zamora possibilita a concretização de novas oportunidades para as duas cidades, projetando um novo “tratado” que cria uma plataforma de cooperação entre os respetivos territórios, de partilha de experiências e o desenvolvimento de soluções conjuntas para desafios comuns.

Neste âmbito, na sessão solene do Dia da Cidade, os autarcas de Coimbra e Zamora reafirmaram a importância dos laços históricos que unem as duas cidades, assim como apresentaram os objetivos da plataforma de cooperação que possibilita o intercâmbio cultural, o desenvolvimento de soluções conjuntas para desafios comuns, que passam pelo desenvolvimento de rotas turísticas partilhadas (a primeira, a rota turística Via Regis Alfonsi Coimbra-Guimarães-Zamora) e ações ambientais e de sustentabilidade no âmbito da Rede de Cidades Cencyl.

Programa de trabalho: reuniões e visitas

Realizou-se uma visita ao Instituto Pedro Nunes, onde houve oportunidade para dar a conhecer à delegação de Zamora o percurso desta prestigiada instituição, cuja ação transformadora assenta na conjugação da investigação e desenvolvimento tecnológico, incubação e aceleração de empresas de base tecnológica e formação especializada. A incubadora e aceleradora do IPN, cujos resultados são reconhecidos nacional e internacionalmente, suscitaram particular interesse, revelando oportunidades de potenciais parcerias.

A visita da delegação de Zamora proporcionou, ainda, ocasião para contextualizar a capacidade de Coimbra para atrair eventos desportivos europeus e internacionais, numa abordagem que se baseia num trabalho em rede que potencia as valências de Coimbra e projeta a cidade com significativas vantagens para toda a cidade e região.

Outra área temática que une os interesses e ações de Coimbra e Zamora é o projeto GOLL (Green Olympic Living Lab Sport & Environment Change) que promove a consciência ambiental dos cidadãos através da atividade desportiva, assim como tem o objetivo de transformar os espaços multidesportos em laboratórios desportivos verdes que sirvam de referência no desporto, de modo a apresentar boas práticas para melhorar a sustentabilidade ambiental das atividades desportivas.

INFORMAÇÃO E IMAGEM: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila.

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading