Realizou-se no dia 24 de fevereiro, na Guarda, o evento de lançamento do projeto “Horizontes Compartidos/Partilhados”, um projeto-piloto promovido pela ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento, e a Fundação INTRAS (Valladolid – Espanha), financiado pela Fundação La Caixa.
O projeto “Horizontes Compartidos/Partilhados”, tem como objetivo, prevenir e disseminar a solidão indesejada nas comunidades rurais da zona transfronteiriça entre o interior do Centro de Portugal e a província fronteiriça de Zamora (Espanha), promovendo o bem-estar emocional e a coesão social.
O projeto inclui várias ações, como a criação de redes de alerta precoce, campanhas de sensibilização, atividades sociais e recreativas para promover as relações sociais e prestação de apoio psicossocial à população mais vulnerável e mais suscetível, idosos e não só, a ser afetada pela solidão indesejada.
Combater os impactos na saúde mental destas pessoas, rastrear os indivíduos em risco e realizar, paralelamente, intercâmbios intergeracionais e programas socioculturais para envolver a comunidade no problema são outras medidas a levar a cabo até junho 2025, ocasião para a qual está previsto o final do projeto.
“A ideia é construir uma rede de apoio forte e sustentável e de concentrar sinergias através das parcerias estabelecidas entre as entidades envolvidas, de forma a melhorar o bem-estar emocional e a qualidade de vida dos residentes nestas áreas”.
Sónia Marques, psicóloga da ADM Estrela e coordenadora do projeto.
A solidão indesejada é quando não queremos estar sozinhos, mas os recursos que temos na comunidade não nos permitem interagir e então vamos ficando cada vez mais isolados do que se passa à nossa volta. Este problema acontece sobretudo nos meios rurais, onde a escassez de serviços, a desertificação, o envelhecimento da população e o aumento da esperança de vida são fatores agravantes para as pessoas se sentirem cada vez mais sós.
No evento participaram os vários parceiros intervenientes na dinamização do projeto, tais como, os municípios de Guarda, Almeida, Manteigas, Pinhel e Sabugal. A GNR, o Instituto Politécnico da Guarda e a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, através da Unidade de Cuidados para a Comunidade, são outras instituições envolvidas.
IMAGEM: ADM Estrela (Facebook)