A colecção “Cadernos do Património” pretende promover e dar a conhecer o património cultural de assinalável valor histórico, arquitectónico, arqueológico e artístico dos Vales do Côa e Águeda e da Raia, numa perspectiva de divulgação, juntando fotografia e textos que contribuam para a valorização desse território de valor único.
Este é o seu primeiro número, construído na sequência do “Encontro Transfronteiriço de Património e Poesia” organizado pela RIBACVDANA (Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário) em 2020. Este Encontro teve como propósito alertar para o foco humanista no uso da cultura, dar relevo aos valores sociais do património e novas formas de pensar e trabalhar que respeitem e apoiem os novos paradigmas culturais e patrimoniais. E, ao mesmo tempo, reflectir sobre a própria natureza e o papel da cultura e do património na sociedade contemporânea.
O projecto “Fotografar a Lenda” integrou o Encontro. Desafiou um grupo de fotógrafos a virem ao Bizarril, uma pequena aldeia do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, para fotografarem as suas lendas e contarem histórias com a fotografia.
O primeiro número de “Cadernos do Património” é, pois, dedicado ao Bizarril, à Capela de Nossa Senhora de Monforte e ao Castelo de Monforte. Conta com os contributos dos fotógrafos: Adelino Marques; António J. Gonçalves; António Martins Teixeira; Augusto Lemos; Conceição Magalhães; Filipe Carneiro; Jorge Pedra; Jorge Velhote; Renato Roque; Rui Campos e Sofia Aroso, dos historiadores Carlos Caetano, Filomena Barata e Tiago Ramos e do poeta Jorge Velhote.