Mascaraza recebe prémio na edição portuguesa da AR&PA

A AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural resulta da fusão da Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio AR&PA promovida pela Junta de Castilla & Leon e que ocorre em Valladolid desde 1998, com a Feira do Património, criada em 2013 em Portugal, pela Spira – revitalização patrimonial.​ 

Em 2023, a AR&PA rumou a Angra do Heroísmo, nos Açores, sob a responsabilidade da Spira – Revitalização Patrimonial. O evento dedicou-se ao tema da “Tecnologia e Património”. 

Comemorando-se os 40 anos da distinção da UNESCO na lista de património mundial da UNESCO, e os 10 anos do certame em território português, Angra do Heroísmo recebeu a AR&PA de 12 a 15 outubro de 2023.

A AR&PA é o evento referência do sector do Património Cultural em Portugal, ponto de encontro privilegiado e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural. 

A AR&PA é também o palco dos prémios Património Cultural Ibérico. Os prémios distinguem as boas práticas galardoando projectos, entidades e profissionais actuantes no sector. Em 2023, a Federación de Mascaradas de Zamora (Mascaraza), integrada por 17 asociações, obteve uma menção nos prémios, na categoría “Melhor Projecto em Parceira”. A iniciativa “Duero-Douro Patrimonio para el Desarrollo” do AEICE Clúster de Hábitat Eficiente, também foi premiada.

A 10ª Bienal Ibérica de Património Cultural (AR&PA) em Portugal

A Bienal Ibérica de Património Cultural (AR&PA) abriu ao público em 12 de outubro em Angra do Heroísmo. A 14.ª edição – e a décima em solo português – do certame, dedicado este ano à «Tecnologia e Património», acolheu mais de 50 expositores de entidades ibéricas, mas também francesas e italianas, e uma programação gratuita com visitas exclusivas, exposições, concertos, mesas redondas e outras atividades para o público interessado.

A Junta de Castela e Leão marcou presença na Feira do Património PT na parte expositiva, com um stand referente à AR&PA Castela e Leão, que incorpora o novo logótipo e a estratégia de conteúdos para a celebração da AR&PA 2024.

A Tecnologia desempenha um papel crescentemente determinante na aproximação do cidadão ao Património Cultural, contribuindo para a sua melhor preservação, compreensão, inovação e experimentação:

  • Seja pela via da banalização do consumo através de plataformas de comunicação (televisão, internet, redes sociais);
  • ​Seja pelo desenvolvimento de ferramentas de mediação no processo de visitação, ora passivas (QR code, realidade virtual, 3D, videomapping), ora activas (jogos, dinâmicas várias nas quais o visitante é protagonista e construtor do seu próprio processo de aprendizagem);
  • ​Seja na boa utilização da tecnologia para a criação de experiências de alto valor acrescentado (no campo da visitação, nomeadamente, através da introdução do yeld management; a componente tecnológica aplicada à preservação física do Património Cultural; a componente tecnológica aplicada à área das Artes & Ofícios e Novo Design).

O que é a AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural?

A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é o evento referência do sector do Património Cultural, ponto de encontro privilegiado e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural. A sua área expositiva, a diversidade de actividades científicas e profissionais e a sua programação social, lúdica e educativa resultam num evento único, referência no sector, e demonstrativo de como o património cultural pode ser uma fonte inesgotável de inspiração para todos.

A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é organizada pela Spira – revitalização patrimonial. Conta também con a parceria da Fundação Millennium Bcp, do Ministério da Cultura / DGPC, do Ministério da Economia / Turismo de Portugal, do Ministério dos Negócios Estrangeiros / AICEP – Portugal Global e da Junta de Castilla Y León – co-promotor espanhol.

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading