Música e Cidadania, lema do 9º Encontro Ibérico para a Música na Infância

A Orquestra Sem Fronteiras (OSF) vai realizar o 9º Encontro Ibérico para a Música na Infância no próximo dia 26 de outubro, no Centro Cultural Raiano, em parceria com o município de Idanha-a-Nova.

À semelhança das suas anteriores edições, esta iniciativa já se vem tornando uma referência na pedagogia musical através de abordagens inovadoras a partir da metodologia e o conceito de educação musical de Zoltán Kodály.

A Orquestra Sem Fronteiras (OSF) promove a participação cultural no interior. Sediada no Município de Idanha-a-Nova, é dedicada a apoiar o talento jovem da Raia ibérica e a difundir a cultura de forma ampla e acessível. Recebeu o prêmio Carlos Magno para a Juventude em 2022.

Esta 9ª edição tem como foco principal o conceito de ‘música e cidadania’. É comummente aceite que as artes oferecem importantes oportunidades no que toca à coesão social, à educação para a paz e à promoção de uma cidadania activa. Mas quais são as reais potencialidades da música? Poderá a arte assumir-se como uma ferramenta de intervenção e a aula de música como um espaço de transformação social?

Neste Encontro, explorar-se-ão diversas formas de contribuir para o desenvolvimento de competências musicais mas também sociais, em contexto lectivo e adaptadas a diferentes faixas etárias, promovendo, de um mesmo passo, os valores da inclusão, atenção e empatia.

O 9.° Encontro Ibérico para a Música na Infância tem carácter formativo, e será oferecido em três línguas – português, castelhano e inglês – permitindo uma experiência inclusiva para um público diversificado.

A participação é gratuita mediante inscrição através do email: info@osf.pt

IMAGEM: www.osf.pt

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading