Decorreu no passado dia 17 de fevereiro, o ato da Escritura Pública de Constituição do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Eurocidade Porta da Europa no município de Almeida.
A eurocidade tem sede na vila fronteiriça de Vilar Formoso, e é constituída pelo município de Almeida, pelo Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, pelo Ayuntamiento de Fuentes de Oñoro e pela Freguesia de Vilar Formoso (Almeida).
A eurocidade “Porta da Europa”, que envolve Vilar Formoso e Almeida (Portugal) e Fuentes de Oñoro e Ciudad Rodrigo (Espanha), já foi constituída por escritura pública e tem sede em Vilar Formoso.
O novo AECT tem como objetivos, entre outros, trabalhar em propostas conjuntas que promovam a atividade económica, a criação de emprego e a luta contra o despovoamento na sua área, garantindo a coesão económica e social.
O trabalho conjunto inclui a dinamização empresarial, a planificação e gestão conjunta de recursos humanos em determinadas áreas e o desenvolvimento de um plano de feiras e eventos.
O projeto da Eurocidade Porta da Europa foi apresentado no dia 1 de julho de 2020, em Vilar Formoso.
Também pretende estabelecer mecanismos de gestão e valorização do território e implementar medidas que eliminem ou minimizem os custos de contexto que penalizam as empresas e os cidadãos do território.
O AECT Porta da Europa integrou recentemente a Rede Portugal-Espanha de Cooperação Transfronteiriça (REDCOT). Esta rede pretende reforçar e criar sinergias entre as diversas entidades de cooperação territorial.
COM INFORMAÇÃO E IMAGEM da Câmara Municipal de Almeida.