Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, vai ter uma estátua em Espanha, em Zamora, em evento de homenagem que vai decorrer em 29 e 30 de abril de 2023.
O monumento, talhado pelo escultor vimaranense Dinis Ribeiro, pesa cerca de 15 toneladas e tem quase seis metros e meio de altura, sendo uma caracterização de Afonso Henriques com 14 anos, agarrado a uma espada, refletindo a sua investidura como cavaleiro na cidade de Zamora, um momento histórico documentado.
A investidura de D. Afonso Henriques como cavaleiro é um facto histórico tradicionalmente assinalado em Zamora no dia de Pentecostes de cada ano, com manifestações promovidas pelo Centro de Iniciativas Turísticas (CIT) de Zamora, uma associação que envolve mais 26 municípios limítrofes.
El Tratado de Zamora (1143) fue el resultado de la conferencia de paz entre Alfonso I de Portugal y el rey Alfonso VII de León, el 5 de octubre de 1143, marcando generalmente la fecha del nacimiento del Reino de Portugal y el inicio de la dinastía alfonsina.
Além da estátua, que será única de um monarca português em Espanha, está prevista a celebração litúrgica na Catedral de Zamora, que poderá a vir a ter transmissão online, e uma peça de teatro de recriação histórica dedicada a Afonso Henriques.
A ideia da estátua de Afonso Henriques foi partilhada pela Grã Ordem Afonsina com vários organismos espanhóis que logo acolheram o projeto, nomeadamente a Fundación Rei Afonso Henriques (FRAH), o Cabido da Catedral de Zamora, a autarquia local e o Centro de Iniciativas Turísticas (CIT) de Zamora e Municípios Limítrofes.
Criada em Guimarães, o berço da nacionalidade, a Grã Ordem Afonsina foi constituída em 2019 com o único propósito de estudo e divulgação do património material e imaterial de D. Afonso Henriques, juntando atualmente cerca de 100 membros.
COM INFORMAÇÃO DE Diário de Noticias
IMAGEM: Fundação da Nacionalidade (Tratado de Zamora, 1143). Azulejo no Jardim 1.º de Dezembro, Portimão