Numa época em que a maioria procura as praias da costa, a RTP propõe uma rota pelo interior. A estação pública apresenta os 1 214 quilómetros da Raia luso-espanhola com um conjunto de reportagens. Todos os dias serão mostrados recantos escondidos e esquecidos, sotaques, rios e pontes e populações que, apesar da fronteira com 800 anos, têm muito em comum.
A Raia é a fronteira mais antiga da Europa. Foi estabelecida graças aos tratados de Badajoz (1267, que ajudou a estabelecer a presença portuguesa do reino do Algarve) e de Alcañizes (1297, fixando-se os limites fronteiriços entre os dois reinos). Hoje, as suas populações partilham uma história, costumes e belezas em comum.
Olivença foi uma das poucas mudanças que aconteceu na fronteira nos últimos 200 anos.
A fronteira apresenta um roteiro com muitas jóias para encontrar. Como é o caso das inúmeras fortalezas e castelos que existem ao longo da Raia, como é o caso de Noudar (construção feita perto de Barrancos e que ajudou a proteger o Alentejo no período da restauração da independência). Outro dos factos curiosos que podemos encontrar nesta viagem ao longo da fronteira é o Couto Misto. Este foi um microestado, junto a fronteira galega, que chegou a ter 1000 habitantes entre 1862 e 1864.
Cada vez mais as populações vivem em conjunto e apresentam pacotes turísticos partilhados. Rios, como o Guadiana, sempre foram vistos como linhas divisórias mas hoje em dia são um ponto de aproximação. Isto acontece com peregrinações marítimas, festivais ribeirinhos e a possibilidade de atravessar de um país para o outro através de uma tirolesa.
Espacio Fronteira na Raia 1 214
Vale da Mula. A construção de uma ponte sobre um ribeiro mudou a vida das populações na fonteira. A Raia 1214 foi ver o que mudou na vida das pessoas deste concelho de Almeida e da Aldea del Obispo, na província de Salamanca.
Vale da Mula é uma povoação do município de Almeida, freguesia com 16 km² de área e apenas 160 habitantes, tendo, por isso, uma densidade populacional de cerca de 10 hab./km². Fica localizada entre a sede do município e a fronteira espanhola (Aldea del Obispo). Ambas as aldeias estão ligadas hoje pela Feira Rural da Raia e, históricamente, pelas fortificações de fronteira.
Rio Douro. O Rio Douro faz a fronteira entre Portugal e Espanha ao longo de 113 quilómetros. De um lado e outro da raia, há cada vez mais turistas que querem visitar os miradouros, como aquilo da Penha das Torres, no concelho de Miranda do Douro, no ponto mais oriental de Portugal, onde o sol nasce mais cedo.
Desde o abandonado Salto de Castro (município de Fonfria, província de Zamora) o rio Douro torna-se internacional e vai ser a fronteira luso-espanhola, até entrar em Portugal em Barca d’Alva. Nesta pequena aldeia portuguesa, situada entre os rios Douro e Águeda, a linha de caminho de ferro do Douro e o cais fluvial onde, juntamente com o de Vega Terrón, chegam os enormes navios de cruzeiro vindos do Porto.