Sucesso da IIIª Feira Ibérica de Teatro, do Fundão

A Feira Ibérica de Teatro fechou a sua III edição no passado sábado, 2 de Julho, com um balanço bastante positivo. Foram cerca de 150 agentes culturais de Portugal e Espanha que estiveram durante quatro dias na cidade do Fundão a assistir a 16 espetáculos de teatro, dança e circo, assim como diversas atividades profissionais programadas, nomeadamente os Encontros Comerciais, com uma afluência a rondar os 100% e a realização de 372 reuniões de trabalho.

Para além das atividades de formação e negócio, que proporcionaram intercâmbios de vários espetáculos entre portugueses e espanhóis, houve também espaço para 16 performances destinadas ao público em geral. Em termos de programação, o evento destacou-se pela oferta variada e para todos os gostos.

O público da região também colaborou para o êxito da Feira contribuindo com um record de assistência aos espetáculos – 1990 espectadores com uma média de 124 espectadores por espetáculo.

A sessão de abertura da FIT mostrou o que de melhor têm os cantes tradicionais. O teatro de marionetas foi também um dos géneros mais representados na edição, embora com temáticas muito diferentes. A máscara, de todos os recursos teatrais presentes, foi dos mais utilizados. Embora com o foco no teatro e nas fusões deste com outras artes, a FIT expandiu-se também nesta edição para outros terrenos, como a dança e o circo

Destaque finalmente para os protocolos assinados pela ESTE-Estação Teatral e o Município do Fundão com várias entidades espanholas: CEMART e AGCEX (Extremadura); CIVITAS (Castilla y Léon) e ARTEMAD (Madrid). A celebração destes protocolos, para além de várias ações de colaboração previstas entre as entidades, são um grande incentivo para as companhias portuguesas presentes na Feira Ibérica com a possibilidade de, a partir de agora, serem programadas na MAE – Muestra Iberica de Artes (Caceres), Feria de Castilla y León (Ciudad Rodrigo) e MadFeria (Madrid), em representação de Portugal.

A edição 2022 da Feira Ibérica

A Feira Ibérica de Teatro do Fundão procura promover intercâmbios comerciais entre companhias e gestores culturais, portugueses e espanhóis, como oportunidade de dinamização da atividade do teatro no mercado cultural ibérico. Numa perspetiva estratégica comum, que procura fomentar como um verdadeiro (e mais que necessário) “mercado ibérico”. São 16 propostas de teatro, dança, circo e rua, de companhias de Portugal e Espanha, apresentadas durante os quatro dias, em diversos espaços da cidade do Fundão.

A III Feira Ibérica de Teatro do Fundão consagrou “Partículas Elementares” e o seu espectáculo “Ninho”, como o melhor da edição de 2022. O Prémio do melhor espectáculo foi decidido por unanimidade pelo júri da Feira Ibérica. “Ninho” recebeu ainda o prémio do público que assistiu e votou durante a programação da Feira Ibérica.

A programação escolhida para 2022 resultou da avaliação de 571 propostas oriundas de 11 países, deixando a organização da Feira Ibérica bastante satisfeita pela adesão verificada e pelo interesse demonstrado neste projeto que pretende lançar as bases para um mercado ibérico das artes do espetáculo.

Noticias Relacionadas

Un proyecto de

Un proyecto de

Categorías

Recibe por email las novedades

Loading