O mural “Touro Raiano”, que se encontra na antiga escola primária de Alfaiates, concelho do Sabugal, da autoria do artista plástico da Guarda Nuno Aparício venceu o concurso de Melhor Mural do Mundo 2024. O concurso é organizado pela Street Art Cities, uma plataforma que localiza e reúne centenas de pinturas de street art por todo o mundo, e o artista egitaniense, também conhecido por “Miles”, competiu com mais 49 artistas internacionais.
O “Touro Raiano” pode ser visto ao vivo e a cores em Alfaiates, no concelho do Sabugal. O trabalho homenageia a zona do Sabugal, onde retrata a tradição pelo Touro e pelas capeias que é muito acarinhada naquela zona fronteiriça. No mesmo local existe um pequeno jardim ornamentado com o “Furcão” e o “Touro” como memorial.
En Alfaiates, a ocho kilómetros de la frontera salmantina, y toda la Raya sabugalense, disfrutan de una tradición taurina propia y particular, llamada Capeia Arraiana, una lidia colectiva sin muerte, ejecutada usando un forcão, elemento vital en este evento taurino.
Na mesma localidade raiana pode também visitar o castelo de Alfaiates e conhecer a história de Brás Garcia de Mascarenhas, nascido em Avô, em 1596, no concelho de Oliveira do Hospital, e que foi Governador da praça de Alfaiates. Este título foi conquistado depois de se ter apresentado, em 1640, ao serviço de D. João IV na Guerra da Restauração contra o domínio filipino. Brás Garcia de Mascarenhas, organizou e reuniu em torno de si um grupo de guerreiros que formou um batalhão de voluntários. Nomeado Capitão, liderou a “Companhia dos Leões da Beira”, que se distinguiu em diversas acções ao longo do conflito.
Partindo com os seus homens da vila de Avô e de localidades vizinhas, avançou para ocupar a praça de Pinhel, onde travou audaciosas escaramuças contra os Castelhanos. Pelos feitos então praticados e como recompensa pelos seus serviços, foi nomeado Governador da Praça de Alfaiates, situada na fronteira e actualmente integrada no concelho do Sabugal. No exercício do cargo, reforçou as fortificações da praça e lançou surtidas em território espanhol. Daí a sua estátua naquela localidade.
“Linhas do Tempo”, exposição de Nuno Miles no Sabugal
A sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal acolhe até ao dia 16 de março, a exposição ‘Linhas do Tempo’, em que o público é convidado a conhecer um percurso visual que ilustra a trajetória criativa do artista Nuno Miles, destacando a sua passagem por diversos estilos e técnicas ao longo dos anos.
Natural da Guarda, Nuno Miles é um artista com um estilo hiper-realista, doutorado em Media Arts e pintor autodidata desde criança, expôs o seu trabalho em vários museus e galerias de Portugal e participa com obras em coleções individuais por todo o mundo, nomeadamente: Portugal, Espanha, Suíça, França, EUA e Dinamarca.
Além de obras de arte em tela, desenvolve pinturas murais de pequenas e grandes dimensões, sendo que, em 2024, o seu mural ‘Touro Raiano’ (Alfaiates) foi distinguido como o melhor mural do mundo, pela maior plataforma de street art.
Com uma carreira que abrange desde a pintura figurativa até à abstração, tem explorado a riqueza dos contrastes e a complexidade das emoções humanas através de uma vasta gama de abordagens estéticas.
De obras iniciais, que refletem influências clássicas, a peças mais recentes, que incorporam elementos experimentais, a exposição revela a capacidade de se reinventar constantemente, mantendo uma profunda conexão com as suas raízes artísticas e pessoais.
Esta mostra não apenas celebra a evolução do artista, mas também oferece uma reflexão sobre o impacto do tempo e da experiência na criação artística.
A exposição ‘Linhas do Tempo’ pode ser visitada até dia 16 de março, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. A entrada é gratuita.
COM INFORMAÇÕES E IMAGEM DE www.correiodabeiraserra.sapo.pt e www.beira.pt