A edição de outono 2021 da Festa do Mosaico propõe uma viagem no tempo e a descoberta de um património cultural, artístico e estético verdadeiramente surpreendente – o universo criativo do mosaico na época da Romanização de Idanha-a-Velha a San Pedro del Arroyo.
Observando um património comum através dos sítios do Complexo Monumental de Idanha-a-Velha, da Villa Romana de Saelices El Chico e da Villa Romana de El Vergel de San Pedro del Arroyo, a Festa convida todos a participar e valorizar a referida herança cultural, reconhecendo o valor da “pessoa criativa” no seio das comunidades e entre todos os interessados no tema.
Festa do Mosaico CENCYL, a descoberta do património cultural, documento audiovisual concebido para el canal YouTube Espacio Fronteira, con la participación de MosaicoLab.Pt.
La Fiesta del Mosaico CENCYL es una iniciativa de la Comunidad de Trabajo Castilla y León-Centro de Portugal. Cuenta con financiación del programa INTERREG España-Portugal, a través del proyecto CENCYL Fronteira.
A Festa do Mosaico transfronteiriça (de Idanha-a-Velha a San Pedro del Arroyo)
Afirmando o Turismo Criativo como uma das estratégias mais adequadas para o desenvolvimento de iniciativas estruturantes para os territórios do interior e para a convivência entre as comunidades, a Festa do Mosaico transfronteiriça (de Idanha-a-Velha a San Pedro del Arroyo) pela MosaicoLab.Pt conta com o interesse da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (Portugal) e da Junta de Castela e Leão (Espanha), parceiros do projeto CENCYL Fronteira.
Partindo da experiência adquirida em projetos anteriores alicerçados no Património Cultural, a MosaicoLab.Pt concebeu a Festa do Mosaico de modo a apresentar diversas vertentes de ação e a levar a impactos positivos a vários níveis, no seio das comunidades e dos territórios implicados.
Face aos novos desafios, a Festa do Mosaico promove a utilização de meios digitais em contextos educativos, culturais e criativos, envolvendo diversos públicos na descoberta do Património Cultural e em âmbitos de cocriação em torno do mesmo. Paralelamente, proporciona atividades presencias criativas nos Sítios de Património, atualizando a herança do Mosaico enquanto expressão maior de Cultura e de Criatividade.
Partindo da observação do Mosaico romano, na sua relação com os Sítios do Romano congregados em rede pela iniciativa transfronteiriça em causa, a Festa do Mosaico valoriza a “pessoa criativa” e promove a convivência cultural entre as comunidades dos territórios de fronteira, bem como com as comunidades das regiões mais próximas e igualmente interiores.
Clique para mais informações.